Meu INSS – Cadastro, Consulta e Extratos de Aposentadoria

O site governamental conhecido como MEU INSS chegou com o intuito de possibilitar um acesso mais simples e eficaz aos benefícios sociais pagos ao cidadão através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A plataforma é bem compreensível e todas as atualizações e consultas podem ser feitas através de computadores e dispositivos móveis com acesso a internet.

Todos os benefícios pagos pelo INSS podem ser consultados através do MEU INSS, onde é possível verificar serviços, realizar agendamentos de perícias, consultar saldos, extratos e até mesmo direitos como os do artigo 29, pagos recentemente.

O endereço oficial do governo para este sistema é o meu.inss.gov.br. Nele há serviços disponíveis para todos os cidadãos, inclusive algumas opções que dispensam o cadastro e a inclusão de documentos pessoais. Porém em ambientes com ícones do “cadeado” o acesso fica limitado a usuários cadastrados no sistema do governo.

O que é e como funciona o MEU INSS?

Por ser um serviço novo, há ainda muitas dúvidas por parte dos beneficiários, mas em breve todos deverão estar aptos para realizarem suas consultas online, pois as agências físicas irão disponibilizar cada vez menos serviços presenciais, funcionando mais como um ambiente administrativo do órgão governamental, além da realização de perícias médicas e tratar de casos especiais.

O Meu INSS veio para facilitar o acesso a informações e acabar com as longas filas de espera nas agências da previdência. Com ele após a realização do login, o usuário beneficiário poderá acessar as seguintes opções na lateral esquerda do site:

  • Aposentadorias Urbanas;
  • Salário Maternidade Urbano;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Agendamentos e requerimentos;
  • Extrato de pagamento de benefício:
  • Carta de concessão de benefício;
  • Agende sua perícia;
  • Resultado de perícia médica;
  • Extrato de Empréstimo Consignado;
  • Extrato para Imposto de Renda (IR);
  • Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta;
  • Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29;
  • Encontre uma Agência;
  • Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Alterar dados de Contato.

Estas são todas as opções disponíveis no portal.

Como se cadastrar no site  Meu INSS?

Antes de qualquer coisa, para que seja possível desfrutar dos serviços disponíveis no Meu INSS, o beneficiário deverá realizar um cadastro no portal. Para efetuar este cadastro primeiramente acesse:

Clique em “Entrar” no canto superior direito da tela.

Depois clique em “Login”. Caso já seja cadastrado no cidadão.br basta inserir o seu CPF e a senha de sete dígitos. Se não for, role a página até o final e clique em “Cadastre-se”.

Será solicitado seus dados pessoais e também informações que somente o beneficiário saberá responder, como o ano em que trabalhou em determinada empresa. Após todas as etapas do processo de cadastro, então você estará apto para aproveitar todos os serviços do portal.

Talvez seja preciso uma confirmação do cadastro através do número oficial do INSS o 135.

Como fazer a consulta do benefício presente no INSS?

Esta é uma dúvida que muitos possuem principalmente quem está acessando o portal pela primeira vez. Primeiro é preciso fazer o login no portal, utilize o link acima. Então após ter acesso a todas as opções de serviços disponíveis, clique na opção “Extrato de Pagamento de Benefício” ou no “Resultado de Perícia Médica”, para quem realizou uma perícia no dia anterior e quer saber se o benefício foi ou não concedido.

Após clicar em uma destas duas opções, o cidadão terá acesso aos detalhes do benefício, inclusive os valores disponíveis.

Como fazer para recuperar a senha do Meu INSS?

Caso tenha esquecido ou perdido a sua senha do portal do Meu INSS, basta seguir os passo de login normalmente e logo abaixo com campo destinado a colocar a senha, há uma frase “Esqueci a Senha”, clique nela.

Após o portal confirmar seus dados novamente, uma nova senha será enviada para o email cadastrado. Faça a alteração e então realize o seu login.

Simulador do tempo de contribuição

Para aqueles que já contam com o número do NIT cadastrado no portal, mas ainda não é aposentado, porém deseja saber quantos ainda serão os anos necessários para trabalhar de acordo com a nova regra 86/96, o próprio site faz uma simulação e ainda permite que você adicione os últimos vínculos trabalhistas.

Esta é uma ferramenta importante para quem está próximo de aposentar.

Telefone para tirar suas dúvidas

Se ainda após estas explicações há dúvidas quanto aos serviços do portal, outra solução é ligar na central de atendimento através do telefone 135. Esteja com seus documentos em mãos e faça sua consulta com base nas informações prestadas pelos atendentes.

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