INSS, Previdência, Benefícios

Crédito Consignado para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos

Entenda como funciona a modalidade de empréstimo Consignado para Aposentados, Pensionistas e Servidores

0

O período da vida em que muitos brasileiros deveriam usufruir a vida pode se tornar uma época de incertezas. Servidores públicos, pensionistas e aposentados de diversos perfis diferentes muitas vezes se perguntam sobre o crédito consignado a que têm direito.

É esse o seu caso? Deseja saber mais sobre o que é esse benefício, como ele funciona, como contratar e quais são as garantias e a segurança envolvidos? Não se preocupe. A partir de agora você lerá uma explicação objetiva e assertiva desses pontos em nosso post. Esperamos que encontre as respostas que está buscando.

O que é?

O Crédito Consignado é uma modalidade de empréstimo que o banco ou financeira cobra os valores das parcelas do dinheiro emprestado diretamente na conta do cidadão, ou seja, caso tenha saldo em conta, os pagamentos são feitos de forma automática, evitando que o contratante do crédito esqueça ou não pague a dívida.

Esta modalidade é muito oferecida para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, devido a garantia do salário em conta e segurança do emprego. O Crédito Consignado possui um grande diferencial em relação ao empréstimo pessoal: sua taxa de juros é bem menor. E quem está em maus lençóis com suas dívidas, muitas vezes precisa de opções mais suaves nesse sentido.

Se você é aposentado, pensionista ou servidor público, poderá aproveitar esse benefício exclusivo de solicitação de crédito para quitar uma dívida em seu cartão de crédito, para compra de bens materiais ou para resolver problemas de saúde inesperados.

Como funciona?

Se você é aposentado, servidor público ou pensionista e precisa de dinheiro emergencial, basta procurar um banco ou uma financeira respeitada e solicitar o cálculo do crédito (empréstimo). O mesmo será feito tomando-se como base o valor mensal de seus recebimentos.

Assim, muitos bancos oferecem condições bem atrativas para empréstimo consignado. Após concordar com o contrato, você passará a ter descontado automaticamente todos os meses o valor combinado em sua conta. A partir daí é preciso ter em mente que seus recebimentos serão menores durante um período, a fim de que o saldo devedor seja coberto no período contratual.

O limite costumeiro oferecido para esse tipo de crédito consignado tem um prazo máximo de 72 meses, ou 6 anos, para ser coberto. Durante esse período, os juros que serão pagos normalmente são bem menores do que os que as financeiras costumam cobrar.

Como contratar um consignado para aposentado?

Existem maneiras diferentes de solicitar o crédito consignado para bancos e outras instituições financeiras. Se já possui conta corrente em algum banco, dê alguns desses passos:

Online: acesse o site ou o aplicativo do banco e escolher a opção que se enquadre em algo como ‘crédito consignado para aposentados do INSS’ ou ‘‘crédito consignado para pensionistas’. Você precisará ter uma senha digital para solicitar o mesmo.

Atendimento no caixa eletrônico da agência: usando seu cartão e senha de autoatendimento, busque a opção de crédito consignado e preencha os dados na tela para validar sua solicitação. Se tiver dificuldades, peça auxílio do atendente.

Agência: na maioria das vezes, alguns aposentados e pensionistas preferem ser atendidos diretamente pelo gerente da agência. Essa é a melhor opção para tirar dúvidas pontuais e não agir sem esclarecimento.

Sempre confira as condições gerais de contrato antes de assiná-lo. Se tiver dúvidas, poderá levar o contrato para casa, a fim de avaliar com mais calma os detalhes.

O Crédito Consignado para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos é seguro e garantido?

Como dito antes, esse tipo de crédito é o mais desejado pelas instituições financeiras, pois garante o pagamento do mesmo antes que o contratante receba seu salário. O desconto direito em folha garante a segurança da instituição e confere mais benefícios ao contratante, que paga bem menos juros do que o costumeiro.

Assim, não há receios de atrasos e, por consequência, da aplicação de juros abusivos em cima do valor solicitado para crédito. Todos saem ganhando, necessitando apenas que o solicitante do crédito seja prudente, não usando mais do que pode pagar, dentro de sua realidade atual.

Dadas as circunstâncias, essa é uma boa opção de crédito para quem tem um perfil conservador, planejador, prudente ou que precisa usar de forma consciente seu dinheiro para resolver pendências ou emergências.

E os juros do crédito?

É importante destacar que o valor determinado para empréstimo é calculado em cima do que se chama de “margem consignável” do solicitante. O que isso significa?

Que o valor a ser pago não poderá ultrapassar 35% do valor médio da renda mensal líquida do contratante. E ainda existe o seguinte detalhe importante: 5% dos 35% que não podem ser ultrapassados são destinados exclusivamente para cartão de crédito. Isso indica que é possível adquirir um crédito adicional, caso o outro empréstimo consignado não tenha ultrapassado a sua “margem consignável”.

Percebemos aqui que, caso precisa realmente do dinheiro emprestado e sendo Aposentado, Pensionista ou Servidor, a solução de assinar um contrato de Crédito Consignado pode ser a melhor escolha. Dificilmente outra opção de empréstimo em banco ou financeira terá mais vantagens em relação a taxa de juros, parcelamento facilitado e a facilidade do desconto em folha.

O importante é sempre fazer os cálculos para que a parcela do empréstimo não abata muito no salário, comprometendo assim todos seu orçamento nos próximos meses.

Site para calcular financiamentos de forma gratuita:

simularfinanciamento.com

Leave A Reply

Your email address will not be published.